• (11) 99385-0963
  • contato@psicologabrancafrias.com.br
24
Agosto

A psicoterapia sob a visão do paciente e do psicólogo

O QUE É A PSICOTERAPIA?

 

Sob o olhar do paciente:

“é um treco estranho.... você chega num lugar que nunca viu, vai falar da sua vida com alguém que não conhece, que normalmente foi indicado por alguém.

Aí você fala os seus problemas, medos e dores, compartilha segredos com essa pessoa estranha que vai lhe mostrar QUEM É VOCE! Ela vai te ensinar a se perdoar, se entender e ser feliz com suas escolhas, vai amadurecer e percebe que ela te aceita e não te julga.

 

Sob o olhar do Psicólogo:

“ele vai atender alguém de quem nunca ouviu falar e nem viu, nem imagina o tipo de queixa e nem em que estado de humor essa pessoa vai chegar lá.

Ele acolhe, ouve suas dores e segredos, vai elaborar um plano de tratamento inicial, estabelece um contrato de sigilo e ética. Se torna empático com essa pessoa e vai usar toda sua bagagem técnica e emocional para ajudar essa pessoa a se ver de uma maneira mais plena, aceitando-se e principalmente estando com ela ajudando-a a enfrentar suas mudanças...”

 

Encontro é a palavra que mais define a psicologia, sem se conhecerem previamente, vão construindo através de uma relação profissional a empatia. Uma pessoa (o paciente) permite que o Psicólogo entre no seu universo mais íntimo, e este (o Psicólogo) sente-se imensamente grato por este privilégio, onde ambos saem crescidos e melhorados desses encontros.

 

Por ser um processo tão íntimo, muitas vezes não é encarado como uma profissão, sendo mal compreendido pelo leigo, que por vezes recusa-se a pagar ou acha caro o valor do investimento.

Profissão, empatia, técnica, afeto, dinheiro, tudo isso faz parte do universo da Psicoterapia.

 

Neste 27 de Agosto, parabenizo a todos os meus colegas, por esse lindo trabalho que desenvolvem.

Leia também

16
Outubro

Outubro Rosa e a Psicologia

Como o câncer de mama acomete num importante órgão do corpo feminino, adquirir uma doença nesse órgão interfere no processo de simbolização da mulher enquanto ser feminino.

Vamos conversar?