• (11) 99385-0963
  • contato@psicologabrancafrias.com.br
23
Novembro

Dá pra ter equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho?

Tenho atendido muitas pessoas que vem sofrendo muito por conta do trabalho, que não conseguem compatibilizar o trabalho com as outras vidas.
Por outro lado, nessa nova forma de trabalho nos imposta pelo Corona Vírus, as empresas, digo pessoas das empresas, perderam a noção de início e fim!!
Existe uma avalanche de demandas, de obrigações e como as pessoas não se desconectam do seu computador, os pedidos são feitos em tempo real, não importando se é de madrugada, ou se a pessoa acabou de sair do seu trabalho as 2 horas da manhã.... Muito louco né?
A princípio, isso pode até trazer resultados animadores, principalmente no âmbito financeiro. Mas, a longo prazo, a falta de equilíbrio causa danos físicos e psicológicos (Olívia Baldissera).
 Somos seres multifatoriais, portanto necessitamos dedicar tempo a família, aos relacionamentos, a psicoterapia e aos relacionamentos afetivos, bem como o lazer.
Pense no seguinte:
No início da semana, planeje como ela vai ser, inclua tempo pra ginastica, pro bate papo, pro lazer, pro livro que quer ler, pra série que quer assistir e  é claro, o trabalho. Siga à risca essa agenda!!
Nos finais de semana são dias de descanso mental, não olhe nem pro computador, nem pro celular corporativo, lembre-se você não é obstetra portanto o problema vai ficar te esperando e tudo bem... em casos de imprevisto, estipule uma quantidade máxima de horas para dedicar e siga a risca.
Dá sim pra ser feliz no trabalho e na vida pessoal, basta ser rígido na sua disciplina!!!! Para ter esse equilíbrio, precisa estar atento a sua saúde física e psíquica e aos sinais do seu corpo, como fadiga generalizada, falta de motivação, insônia, angústia etc. Fazer exames periodicamente também é muito importante para garantir que qualquer doença seja detectada precocemente!
Reserve também um tempo para os amigos queridos, famailiares, amores, esses papos nos reciclam, pode ser pessoalmente, por mensagem, por vídeo...tanto faz, mantenha essas pessoas legais por perto!!!
É claro a vida não é só lazer, trabalhe, com afinco, alegria, estabeleça metas para si, procure cursos para se especializar, analise sua carreira como anda e o que precisa fazer para dar uma alavancada, as vezes pode ser ver como anda o mercado, falar com pessoas influentes, falar com seu chefe pra ver o que a Empresa tem pra você, um curso de línguas, uma especialização...enfim, a carreira profissional é uma das formas de satisfação e manutenção da auto estima, portanto olhe pra ela também!!
Com relação a pergunta inicial?
Dá sim!!!!
Deixe seus comentários
Branca Frias

Leia também

18
Dezembro

Ano Novo. Vida Nova?

Esta época do ano se tornou um período para balanços de vida, e estabelecimento de metas... as tão famosas promessas de fim de ano!

Vamos conversar?